Quando devo procurar pelo oftalmologista?

Quando devo procurar pelo oftalmologista?
Consultando um Oftalmologista

Para manter a saúde dos seus olhos sempre em dia é importante se consultar periodicamente com um médico oftalmologista.

Principalmente quando ocorre algum incômodo nos olhos, pois, se for algo grave pode trazer danos irreversíveis para o resto da vida ou serem mais difíceis de tratar, por isso um diagnóstico precoce é sempre a melhor opção.

Quando se deve começar a visitar o oftalmologista?

O ideal é levar a criança ainda recém-nascida, pois alguns problemas oftalmológicos podem ser congênitos (presente desde o nascimento).

Depois disso, o ideal é voltar em consulta na fase da alfabetização. A ambliopia (conhecido como olho preguiçoso) é muito comum nessa fase, pois a idade escolar coincide com o momento que o desenvolvimento visual esta finalmente completo.

Na fase adulta o ideal é que as visitas sejam feitas periodicamente, a não ser que o paciente tenha alguma doença ocular que exija consultas com mais frequência.

Veja alguns sintomas que indicam que esta na hora de visitar um oftalmologista:

  • Irritação nos olhos ou lacrimejamento: o problema pode ter diversas origens. Por exemplo: de uma alergia de algum produto ou até um arranhão na córnea.
  • Vista embaçada ao visualizar objetos ou pessoas de longe ou dificuldade de ler
  • Vermelhidão e irritação nos olhos pode indicar alguma dificuldade na visão, que também pode ser combinada com dores de cabeça.
  • Forçar a vista, sentir algum tipo de incomodo.

Muitas vezes com a indicação de um colírio ou prescrição de óculos de grau, esses tipos de sintomas já podem ser tratados, mas em outros casos podem ser doenças oculares mais graves, como ceratocone ou uma catarata, por exemplo, por isso é importante consultar um especialista.

Importante para quem já chegou aos 40

Ao chegar aos 40 anos de idade a pressão sobre os olhos aumenta e é nessa faixa etária que as chances de ter a famosa vista cansada se torna maior.

Nesse período também que aumenta ainda mais as chances de desenvolver algum dano na visão, como catarata, glaucoma, miopia, entre muitas outras.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Close Panel