Vitaminas importantes para a visão

Vitaminas importantes para a visão
Nutrição e Visão

Sabemos que para manter a saúde do nosso corpo é importante ter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, mas você sabia que existem algumas vitaminas especificas que podem auxiliar e muito na saude dos olhos. Veja só:

Vitamina A

A vitamina A sem duvida é muito importante para a saúde ocular, pois essa vitamina é uma ótima aliada contra a degeneração macular e a catarata, além de ajudar a deixar os olhos lubrificados.

Outra sustância encontrada na vitamina A é a rodopsina, proteína em nossos olhos que faz com que a gente consiga enxergar em ambientes com pouca luz. Sem rodopsina em quantidade suficiente, não seríamos capazes de ver muito bem à noite mesmo sobre a luz do luar.

Alimentos com vitamina A: Cenoura, legumes e folhas verdes, bife de fígado, leite, abóbora, espinafre e etc.

Vitamina C

A vitamina C é uma ótima aliada para a saúde, além de ser antioxidante pode ajudar também a retardar a catarata e a fornecer vitaminas para os olhos necessárias contra a degeneração macular.

Alimentos com vitamina C: Frutas cítricas, como laranja, acerola e morango ou legumes como tomate e pimentão.

Vitamina E

Assim como a vitamina C, a vitamina E também é um antioxidante para a saúde dos olhos. Essa vitamina ajuda a proteger contra os radicais livres. A vitamina E, ao ser combinada com outras vitaminas para os olhos, também auxilia na prevenção da progressão de DMRI.

Alimentos com vitamina E: frutos secos (amêndoas, amendoins e castanha de caju), óleos vegetais, leite e brócolis.

Luteína e a Zeaxantina

A luteína é um nutriente que se encontra nas couves, espinafres e nabiças. Encontra-se também nas nossas retinas, de modo que é uma parte importante da visão saudável. A ingestão de carotenoides como a luteína e a Zeaxantina (sim, é difícil de dizer!) fornece-lhe ótimos antioxidantes e pode ajudar a combater os problemas de visão relacionados com a idade, como a catarata e a degeneração macular.

Uma curiosidade é que a luteína é solúvel em gordura. Por isso, aqui vai à dica: o ideal é comer o vegetal com um pouquinho de óleo de oliva. Isso ajudará na absorção dos nutrientes.

Alimentos com Luteína e Zeaxantina: Couve, espinafre, alface, brócolis, folhas verdes escuras, ovos, milho e etc.

Ter uma alimentação saudável e equilibrada ajuda a prevenir muitas doenças oculares, mas é importante lembrar que somente ela não é suficiente manter a saúde dos olhos em dia, é importante fazer exames de rotina e sempre que perceber algum sintoma anormal consultar um médico oftalmologista.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Close Panel