A Origem dos olhos azuis e um único descendente? Saiba mais sobre essa história!

A Origem dos olhos azuis e um único descendente? Saiba mais sobre essa história!
Imagem Freepick

 

Cobiçados e admirados por muitos, os olhos azuis até então eram um mistério, isso porque segundo estudos os primeiros seres humanos tinham somente olhos escuros, mas então, surgiram os primeiros seres humanos com olhos azuis da humanidade?

Segundo uma pesquisa realizada em uma Universidade de Copenhague na Dinamarca, pesquisadores descobriram que a cor surgiu através de uma mutação genética do gene OCA2, que ocorreu pela primeira vez a cerca de dez mil anos, na costa noroeste do Mar Negro, talvez isso explique o motivo da concentração de pessoas com olhos azuis na Europa.

Para entender melhor, essa mutação não cria a cor azul no olho, mas desativa a proteína P, que é responsável pela melanina escura, presente nos olhos castanhos.

Para chegar ao resultado final da pesquisa, os responsáveis por ela visitaram países como Jordânia, Turquia e a própria Dinamarca.

Descendentes de um único ancestral?

Segundo as pesquisas 800 pessoas participaram do mapeamento genético e apenas um indivíduo não apresentava as mesmas características que os demais, curiosamente os olhos azuis dessa pessoa tinha uma pequena manchinha castanha.

A conclusão desse estudo foi que todos os seres humanos com olhos azuis, herdaram as mesmas mutações genéticas de um único ancestral.

Lembrando que independente da cor dos olhos, algumas doenças oftalmológicas podem ser prevenidas ou diagnosticadas precocemente, o que aumenta as chances do tratamento ser bem-sucedido, por isso é muito importante consultar um oftalmologista anualmente.

Venha cuidar da sua saúde ocular! Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
PRONTO ATENDIMENTO
Close Panel