Catarata! Saiba Mais!

Catarata! Saiba Mais!
Imagem Freepick

Hoje, no nosso país, existem aproximadamente 02 milhões de portadores de catarata, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e surgem cerca de 120 mil novos casos ao ano. Essa doença é a principal causa de cegueira no mundo.

Catarata consiste na opacificação da lente que possuímos dentro do olho (cristalino), localizada logo atrás da íris. Ao dificultar a passagem da luz, provoca embaçamento visual que tende a piorar lentamente podendo ser congênita ou adquirida ao longo da idade.

Na grande maioria dos casos, a catarata se desenvolve lentamente e não perturba a sua visão desde o início, mas com o passar do tempo acabará por interferir na visão de modo significativo.

Em um primeiro momento, iluminação mais forte e uso de óculos podem ajudar a lidar com o problema, mas se a visão prejudicada interfere nas atividades normais, é necessário uma cirurgia que felizmente costuma ser um procedimento seguro e eficaz.

Alguns fatores, no entanto, podem acelerar a formação da catarata, dentre eles:

1- Diabetes

2- Inflamação intra-ocular,

3- Trauma,

4- Uso de corticóides principalmente via oral (a longo prazo),

5- Exposição à radiação,

6- Fumo,

7- Cirurgia em função de outro problema oftalmológico

8- Exposição excessiva a raios ultravioleta.

Tratamento da catarata

O tratamento curativo é cirúrgico e consiste em substituir o cristalino opaco por prótese denominada de lente intra-ocular (LIO).

Toda vez que a catarata limite as atividades diárias que o paciente realiza habitualmente, a cirurgia está indicada.

A evolução da catarata geralmente é bilateral com certa assimetria, daí a importância da realização da cirurgia do segundo olho para recuperação integral do sistema visual.

Quer cuidar mais da saúde dos seus olhos? Entre em contato conosco! 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
PRONTO ATENDIMENTO
Close Panel