X Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa 2019

Nos dias 29 de maio a 01 de junho de 2019 em Brasília – DF ocorreu o X Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa e o Dr. Pablo Rodrigues um dos cirurgiões responsáveis pela Clinic Spot teve o privilegio de palestrar no congresso e falar mais sobre os tratamentos cirúrgicos para Ceratocone.

Ceratocone é uma doença ocular não inflamatória que afeta o formato deixando em um aspecto mais pontiagudo (lembrando realmente de um cone), provocando a percepção de imagens distorcidas. A evolução do ceratocone é quase sempre progressiva com o aumento do astigmatismo, mas pode estacionar em determinados casos. Na sua fase inicial, o ceratocone apresenta-se como um astigmatismo irregular, levando o paciente a trocar o grau do astigmatismo com frequência. O diagnóstico definitivo desta patologia é feito com base nas características clínicas e com exames objetivos como a topográfica corneana e a paquimetria ultrassônica

Um dos tratamentos citados pelo Dr. Pablo foi o  Implante de Anel Corneano: Uma alternativa cirúrgica para o transplante de córnea é o implante de segmentos de anel corneano (anel intra-estromal). Uma pequena incisão é feita na periferia da córnea e dois arcos de polimetil metacrilato são introduzidos deslizando os segmentos entre as camadas do estroma em cada lado da pupila antes que a incisão seja fechada. Os segmentos empurram a curvatura da córnea para fora, aplanando o ápice do ceratocone e retornando-o a um formato mais natural.

Esse procedimento não leva a cura total da doença, mas com ela é possível paralisar a evolução da doença evitando assim um transplante de córnea.

Os principais sintomas do Ceratocone são:

Visão borrada e distorcida tanto para longe quanto para perto;

Diplopia (visão dupla);

Poliopia (percepção de várias imagens de um mesmo objeto);

Halos em torno das luzes – efeito circular criado ao redor de pontos luminosos;

Fotofobia (sensibilidade excessiva à luz);

Coceira;

Se você percebe que tem alguns desses sintomas, entre em contato conosco!