Crosslinking pode melhorar a vida dos portadores de Ceratocone!

Crosslinking pode melhorar a vida dos portadores de Ceratocone!
Palestra sobre Crosslinking

O ceratocone é uma patologia ocular não inflamatória que afeta a curvatura da córnea, dando a ela um formato de cone. Seus principais sintomas são o embaçamento, distorção da visão e sensibilidade à luz. Geralmente os primeiros sintomas aparecem na adolescência e muitas vezes, podem ser confundidos com o astigmatismo.

O tratamento é indicado conforme o grau da doença, que podem variar com uso de óculos, lentes de contato adaptadas, implantação de anéis intraestromais, como o anel de ferrara, ou em casos mais graves com transplante de córnea.

Em contrapartida o Crosslinking do colágeno corneano é um procedimento cirúrgico realizados em pacientes com ceratocone em progressão, pois ele retarda e pode até interromper o avanço da doença. Essa técnica tem uma efetividade de 90% dos casos, melhorando assim a qualidade de vida do pacientes.

Como é realizado esse procedimento?

O Crosslinking é um procedimento minimamente invasivo, onde é realizada primeiramente uma raspagem da superfície da córnea, para que os medicamentos usados penetrem com mais facilidade. Por diversas vezes, em um período de 30 minutos são aplicados colírios compostos por vitamina B2, em seguida o olho é exposto por uma luz ultravioleta (UVA), por mais 30 minutos. Dessa maneira as fibras de colágeno criam novas ligações entre elas, fazendo com que a estrutura da córnea fique até 3x mais rígida, para finalizar é colocado uma lente de contato gelatinosa que auxilia na cicatrização.

Essa técnica tem gerado excelentes resultados em diversas pacientes ao redor do mundo, e tem um baixo índice de complicação, para a realização do procedimento é necessário ter no mínimo 14 anos e espessura corneana mínima indicada.

Aqui na Clinic Spot realizamos todos os exames pré-operatórios exigidos, além da realização do procedimento em hospitais autorizados.

Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Palestra sobre Crosslinking

No último dia 15/02/2019 tivemos uma palestra ministrada pelo Dr. Pablo F. Rodrigues, Oftalmologista e Cirurgião da Clinic Spot, falando sobre Crosslinking e a importância para o tratamento de Ceratocone, no 42º SIMASP.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
PRONTO ATENDIMENTO
Close Panel