Presbiopia

Presbiopia é a piora de visão normal que ocorre com o avançar da idade, quando os olhos lentamente perdem a capacidade de focalizar objetos muito próximos. Também chamada de vista cansada, a presbiopia em geral começa aos 40 anos de idade e acabará acometendo todas as pessoas até os 50 anos em algum grau.
Causas
A presbiopia ocorre em um processo natural de envelhecimento do corpo. O cristalino é uma estrutura semelhante a uma lente, que muda sua forma para melhorar a focalização das imagens, principalmente ao enxergar algo próximo. Para isso, ele é movido pelos músculos ciliares. Mas com o tempo esses músculos passam a não funcionar tão bem e o cristalino não se adaptada mais da melhor forma à focalização da imagem. Como resultado, a visão de perto acaba sendo prejudicada.
Fatores de risco
Alguns fatores de risco favorecem o aparecimento da presbiopia:
- Idade: todas as pessoas, até os 50 anos, apresentarão algum grau de presbiopia, já que é um processo natural do envelhecimento
- Condições de sáúde: quadros como anemia, diabetes, esclerose múltipla e doenças cardiovasculares podem aumentar o risco da presbiopia precoce, que ocorre antes dos 40 anos
- Medicamentos: antidepressivos, anti-histamínicos e diuréticos também podem aumentar chances de presbiopia precoce.
Além disso, mulheres, pessoas com dieta não balanceada e quem já fez alguma cirurgia intraocular também é mais suscetível ao quadro.
Sintomas
Sintomas de Presbiopia
Entre os sintomas da presbiopia, temos:
- Dificuldade em enxergar letras e imagens muito pequenas
- Visão borrada ao ler algo na distância normal
- Dores de cabeça ou fadiga após tarefas que envolvem a visão de perto
- Precisar de mais luz ao executar atividades que envolvem a visão de perto
- Necessidade de afastar algo que se está lendo.
Tratamento de Presbiopia
A presbiopia não tem cura, mas pode ser corrigida e estabilizada com tratamento adequado. Para tanto, são indicados métodos que compensem a dificuldade em focalizar de perto. Como, por exemplo:
Óculos de grau e lentes de contato
Os óculos são a forma comum de resolver os sintomas causados pela presbiopia. As lentes dos óculos cumprem o papel do cristalino, compensando sua menor flexibilidade e fazendo com que a imagem se projete corretamente na retina. O grau correto dos óculos deve ser receitado pelo seu oftalmologista. Em geral, as lentes utilizadas em óculos indicados para a vista cansada são lentes positivas, ou seja, com a adição especial de grau para a presbiopia na lente que o presbita costuma usar. Isso se houver outro problema de visão, além da vista cansada, que necessite do uso de óculos. A lente funciona como uma máquina de zoom, com o objetivo de direcionar a imagem até a retina.
As lentes de contato funcionam da mesma forma que os óculos, mas não são aparentes, o que as torna esteticamente melhores. Converse com seu méduco sobre a possibilidade de usá-las.
Cirurgias
Cirurgia refrativa: é usada a mesma técnica, a Lasik, que corrige erros refrativos (miopia, astigmatismo, hipermetropia) mudando o formato da córnea. Porém, à longo prazo, esse tipo de procedimento envolvendo a presbiopia não garante uma segurança com relação ao resultado, pois o que é corrigido é a hipermetropia, onde há alteração cirúrgica na córnea, e não no cristalino;Radiofrequência: técnica que corrige temporariamente os problemas na visão, fazendo a alteração do encurvamento da córnea. No entanto, essa é uma técnica muito utilizada nos Estados Unidos;Cirurgia Facorefrativa: ocorre a substituição do cristalino por uma lente artificial de acrílico (polimetilmetacrialto). Dessa forma, o paciente ficaria com um cristalino artificial, similar ao que ocorre na cirurgia para substituição do cristalino em pessoas com catarata. Porém, nem todos os especialistas concordam com esse método.