Além de corrigir os sintomas tradicionais da catarata, como a visão turva e embaçada, os constantes avanços tecnológicos agora nos permitem trazer independência de óculos para os pacientes que se submetem a cirurgia, tanto para perto, quanto para longe.
A técnica cirúrgica utilizada se chama Facoemulsificação, em que removemos o cristalino doente do paciente e substituímos por uma lente intraocular artificial (LIO’s). Com novos aparelhos e novas tecnologias de LIOS, conseguimos usar lentes precisamente calculadas para possibilitar a visão perfeita sem óculos, corrigindo a miopia, hipermetropia, astigmatismo e vista cansada.
Essas lentes específicas se chamam Lentes Premium, e são feitas por diversos fabricantes, utilizando modelos multifocais (que corrigem a visão para perto e para longe) e tóricos (que corrigem o astigmatismo) ou as duas tecnologias combinadas, trazendo conforto para os pacientes tanto para dirigir grandes distâncias, quanto para leitura de livros.
O pré-operatório é simples e envolve alguns exames específicos do olho, e são realizados já no mesmo dia da consulta.
As lentes não são indicadas para todos os casos, que devem ser discutidos individualmente e analisados vários detalhes, como as doenças sistêmicas e oculares, seus antecedentes pessoais e familiares, o exame físico detalhado e até mesmo a profissão do paciente, antes de escolher o modelo adequado para a cirurgia.
A melhor LIO vai ser indicada no momento da consulta, com seu cirurgião de confiança, que é a principal escolha para uma cirurgia tranquila e com bons resultados.