Hoje, no nosso país, existem aproximadamente 02 milhões de portadores de catarata, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e surgem cerca de 120 mil novos casos ao ano. Essa doença é a principal causa de cegueira no mundo.
Catarata consiste na opacificação da lente que possuímos dentro do olho (cristalino), localizada logo atrás da íris. Ao dificultar a passagem da luz, provoca embaçamento visual que tende a piorar lentamente podendo ser congênita ou adquirida ao longo da idade.
Na grande maioria dos casos, a catarata se desenvolve lentamente e não perturba a sua visão desde o início, mas com o passar do tempo acabará por interferir na visão de modo significativo.
Em um primeiro momento, iluminação mais forte e uso de óculos podem ajudar a lidar com o problema, mas se a visão prejudicada interfere nas atividades normais, é necessário uma cirurgia que felizmente costuma ser um procedimento seguro e eficaz.
Alguns fatores, no entanto, podem acelerar a formação da catarata, dentre eles:
1- Diabetes
2- Inflamação intra-ocular,
3- Trauma,
4- Uso de corticóides principalmente via oral (a longo prazo),
5- Exposição à radiação,
6- Fumo,
7- Cirurgia em função de outro problema oftalmológico
8- Exposição excessiva a raios ultravioleta.
Tratamento da catarata
O tratamento curativo é cirúrgico e consiste em substituir o cristalino opaco por prótese denominada de lente intra-ocular (LIO).
Toda vez que a catarata limite as atividades diárias que o paciente realiza habitualmente, a cirurgia está indicada.
A evolução da catarata geralmente é bilateral com certa assimetria, daí a importância da realização da cirurgia do segundo olho para recuperação integral do sistema visual.
Quer cuidar mais da saúde dos seus olhos? Entre em contato conosco!