Embora compartilhem sintomas semelhantes e possam estar relacionados na maioria dos casos, ceratocone e astigmatismo são condições diferentes e, portanto, são tratados de forma diferente. Nesse caso, saber a diferença entre essas condições pode evitar tratamentos potencialmente perigosos que podem levar à cegueira permanente.
Isso ocorre porque o astigmatismo é um defeito de refração herdado de um dos pais que acompanha mudanças na forma e estrutura da córnea, resultando em visão turva. O ceratocone, também hereditário, apresenta sintomas semelhantes, pois causa o astigmatismo progressivo associado a miopia. O ceratocone é um processo degenerativo da córnea. Portanto, requer mais atenção, aconselhamento e tratamento para evitar que continue a se desenvolver a medida que a córnea afina e aumenta a curvatura.
Abaixo, aprenda sobre as principais diferenças e semelhanças entre esses distúrbios.
Ceratocone como forma de astigmatismo
Ambas as doenças começam na córnea, a camada frontal transparente do olho. Normalmente, a córnea é esférica, permitindo que luz suficiente passe através da pupila para atingir a retina. No entanto, a medida que o ceratocone progride, essa parte do olho distorce a imagem, causando visão turva.
A córnea tende a se curvar para frente, formando um cone. O astigmatismo, que é um defeito de refração, pode ser regular ou irregular. O astigmatismo no ceratocone inicial costuma ser regular e, a medida que a curvatura aumenta, a córnea torna-se irregular.
Quais são os sintomas comuns?
-Visão embaçada;
- Aumento da sensibilidade à luz;
- Não consegue ver claramente a noite
- Dificuldade em realizar atividades diárias;
- Visão dupla;
- Fadiga visual;
- Dor de cabeça.
Portanto, se você notar um ou mais dos sintomas acima, agende uma consulta com seu oftalmologista.
Diferenças de tratamento:
O astigmatismo até -3,00 D e o ceratocone precoce, são tratados com óculos com alta permeabilidade ao oxigênio e lentes de contato gelatinosas. Para ceratocone moderado e alto astigmatismo, lentes de contato rígidas ou esclerais devem ser usadas para correção. No ceratocone progressivo, o cross-linking é a melhor opção. Implante de anel de Ferrara para melhorar a qualidade visual em ceratocone muito irregular.