Para o diagnóstico precoce do ceratocone, os oftalmologistas recomendam o tratamento eficaz com óculos.
No entanto, como o ceratocone está relacionado ao formato cônico da córnea, os óculos graduados podem não ser capazes de lidar com o problema à medida que ele progride.
Portanto, somente seu médico poderá avaliar e prescrever o melhor tratamento para sua situação.
Normalmente, para casos mais graves de ceratocone, as lentes de contato são as mais indicadas. Isso ocorre porque eles ajudam a tornar a córnea mais uniforme e podem até melhorar a visão.
É como se as lentes de contato para ceratocone devolvessem o ceratocone à sua forma normal.
No entanto, o uso regular de lentes de contato, duras ou em gel, pode levar à “síndrome do olho seco”. Com orientação médica, você pode aprender como cuidar e qual colírio usar para desconforto.
Tipos de lentes de contato para ceratocone: moles e rígidas
As lentes de contato podem ser usadas como tratamento para todos os estágios do ceratocone. Isso ocorre porque eles pressionam a deformidade da córnea.
Existem dois tipos de lentes de contato para ceratocone: moles e duras.
As lentes de gel são mais acessíveis do que as lentes rígidas.
Além disso, possuem um diâmetro maior e são mais flexíveis para se adaptarem melhor à córnea. Por esses motivos, eles são mais fáceis de se adaptar.
As lentes rígidas, chamadas RGP (Rigid Gas Permeable), são as melhores para ceratocone. Eles são mais duros e feitos de silicone e flúor.
Por serem rígidos, seu formato segue a curvatura da córnea do olho.
As vantagens do uso de lentes rígidas para ceratocone são:
-melhor adaptabilidade;
-Deixe os olhos com boa oxigenação;
-Fornece condições saudáveis para a córnea;
-Melhorar a visão do paciente.
Tipos de lentes rígidas para ceratocone:
-Lentes rígidas com curvatura otimizada;
-Lente asférica rígida;
-lente escleral.
-Lentes rígidas com curvatura otimizada
As lentes rígidas com curvatura otimizada são ideais para o tratamento de córneas de formato irregular.
As lentes rígidas e otimizadas para curvatura mantêm a curvatura da córnea e permitem ajustes marginais. Portanto, adaptam-se mais facilmente aos seus olhos, ajustam-se melhor à córnea e proporcionam maior conforto.
Lentes Asféricas Rígidas
As lentes asféricas rígidas, por outro lado, seguem o formato da córnea, sendo mais planas do centro para a borda da superfície.
A vantagem das lentes duras asféricas no tratamento do ceratocone é que elas garantem uma melhor oxigenação da córnea, garantindo assim uma melhor visão e condições corneanas mais saudáveis.
No entanto, tem um diâmetro menor do que outras lentes de contato duras.
Lentes esclerais ceratocone
Em relação às lentes esclerais, destacamos a qualidade de seu material de fabricação, que é feito de acrilato de fluorsilício.
Esta é uma grande vantagem, pois possui alta permeabilidade ao oxigênio, o que permite que a córnea respire, além de proteger seus olhos.
Também tem um diâmetro maior do que outras lentes de contato rígidas para ceratocone 🙂 Portanto, as lentes esclerais conseguem cobrir toda a esclera, a parte branca dos nossos olhos.
Outro benefício das lentes esclerais é que elas são mais confortáveis de usar porque não entram em contato direto com a córnea e são adequadas para córneas muito irregulares.
Dito isso, dependendo do estágio do ceratocone apresentado pelo paciente, o médico pode indicar uma dessas opções.
As lentes de contato são recomendadas para ceratocone em pessoas com poderes muito altos ou em pessoas cuja forma da córnea mudou significativamente.