Glaucoma

Glaucoma Perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro. Um dos sintomas iniciais é a perda da visão periférica. Se não for tratado, leva ao dano permanente do disco óptico da retina, podendo progredir para cegueira.

Glaucoma

Perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro. Um dos sintomas iniciais é a perda da visão periférica. Se não for tratado, leva ao dano permanente do disco óptico da retina, podendo progredir para cegueira.

A cirurgia anti-glaucomatosa é um procedimento realizado nos olhos que tem como objetivo a drenagem e a diminuição da pressão intraocular (principal sintoma do glaucoma), evitando, assim, lesões graves ao nervo óptico.

Em quais casos a cirurgia é indicada?

Quando não há um controle adequado da doença (glaucoma) com o uso de colírios, ou quando esses não são tolerados pelo paciente. O procedimento tem como objetivo a redução da pressão intraocular, e não a melhora da acuidade visual.

Como é feita a cirurgia?

Existem diversos tipos de procedimentos, como: trabeculectomia, implante valvular e ciclocrioterapia. Todos esses são realizados sob anestesia local.

A trabeculectomia consiste na criação de uma fistula para drenagem do líquido interno do globo ocular (humor aquoso), direcionando-o para uma bolha externa. Desta forma, o excesso de líquido é escoado pela válvula, quando a pressão atinge níveis acima do ideal.

No implante valvular, é colocada uma válvula sob a conjuntiva, e esta se abre quando a pressão ultrapassa o nível ideal.

Já a ciclocrioterapia consiste na destruição parcial do corpo ciliar, que é a estrutura ocular responsável pela produção do líquido interno do olho (humor aquoso), resultando em queda da pressão. É indicada nos casos mais avançados, onde a acuidade visual está severamente prejudicada, e o paciente apresenta dor ocular e níveis pressóricos elevados.

Considerada a principal causa de cegueira no mundo pela OMS, o glaucoma é uma doença crônica e progressiva que afeta diretamente o nervo óptico, causada principalmente por uma pressão intraocular elevada. Ela costuma ocorrer com mais frequência a partir dos 40 anos.
Principais sintomas: a doença é assintomática no início, sendo perceptível apenas quando começa a prejudicar a visão periférica do paciente. Nos estágios mais avançados, podem ocorrer dor nos olhos e na cabeça, e visão baixa, escurecida ou turva.
O Glaucoma pode levar à cegueira? Sim, mas é possível evitá-la consultando-se regularmente com um oftalmologista para que se inicie o tratamento correto precocemente.
Tem cura? Não, mas é possível estabilizar a doença. Quanto antes for feito o diagnóstico, mais eficaz será o tratamento.
Tratamento: O tratamento do glaucoma vai ser definido com base no tipo e estágio em que a doença se encontra. No início, podem ser prescritos o uso de colírios e/ou medicamentos específicos, e nos casos mais avançados, a cirurgia ocular.

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
On Key

Mais postagens

plugins premium WordPress