Catarata! Saiba Mais!

Hoje, no nosso país, existem aproximadamente 02 milhões de portadores de catarata, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e surgem cerca de 120 mil novos casos ao ano. Essa doença é a principal causa de cegueira no mundo.

Catarata consiste na opacificação da lente que possuímos dentro do olho (cristalino), localizada logo atrás da íris. Ao dificultar a passagem da luz, provoca embaçamento visual que tende a piorar lentamente podendo ser congênita ou adquirida ao longo da idade.

Na grande maioria dos casos, a catarata se desenvolve lentamente e não perturba a sua visão desde o início, mas com o passar do tempo acabará por interferir na visão de modo significativo.

Em um primeiro momento, iluminação mais forte e uso de óculos podem ajudar a lidar com o problema, mas se a visão prejudicada interfere nas atividades normais, é necessário uma cirurgia que felizmente costuma ser um procedimento seguro e eficaz.

Alguns fatores, no entanto, podem acelerar a formação da catarata, dentre eles:

1- Diabetes

2- Inflamação intra-ocular,

3- Trauma,

4- Uso de corticóides principalmente via oral (a longo prazo),

5- Exposição à radiação,

6- Fumo,

7- Cirurgia em função de outro problema oftalmológico

8- Exposição excessiva a raios ultravioleta.

Tratamento da catarata

O tratamento curativo é cirúrgico e consiste em substituir o cristalino opaco por prótese denominada de lente intra-ocular (LIO).

Toda vez que a catarata limite as atividades diárias que o paciente realiza habitualmente, a cirurgia está indicada.

A evolução da catarata geralmente é bilateral com certa assimetria, daí a importância da realização da cirurgia do segundo olho para recuperação integral do sistema visual.

Quer cuidar mais da saúde dos seus olhos? Entre em contato conosco!