blefarite

A blefarite é uma inflamação nas bordas das pálpebra que provoca remelas, crostas e outros sintomas como vermelhidão, coceira e a sensação de ter um cisco no olho. 

Esta alteração é comum e pode surgir de um dia para o outro, em pessoas de qualquer idade, inclusive bebês e é causada por uma alteração nas glândulas de Meibomius, responsável por manter o equilíbrio da umidade ocular. Assim, quando existe uma blefarite estas glândulas deixam de ser capazes de produzir a oleosidade necessária para conter as lágrimas, o que potencializa a inflamação, sendo necessário ser avaliado por um oftalmologista.

Esta alteração nas glândulas de Meibomius pode ocorrer devido ao ato de esfregar os olhos mas também pode ser causada por outras doenças como dermatite seborreica ou rosácea ocular.

Outras doenças que também afetam as pálpebras dos olhos são o terçol, cientificamente chamado de hordéolo e calázio, uma alteração onde as pálpebras também ficam vermelhas e inchadas e por isso sempre que os olhos estiverem irritados, vermelhos e inchados deve-se ir ao médico para descobrir a causa e assim iniciar o tratamento adequado. Veja quais são as principais causas de coceira nos olhos.

Fechar Menu
PRONTO ATENDIMENTO
Close Panel