LASIK ou PRK: qual a melhor cirurgia refrativa?

O LASIK e PRK são os dois principais procedimentos para tratamento da miopia, astigmatismo e hipermetropia atualmente, trazendo independência para nossos pacientes no uso do óculos. Os dois usam uma plataforma chamada Excimer Laser, um laser de alta tecnologia que altera o formato da córnea e possibilita a correção do grau.

O nosso olho é dividido em várias partes, e aqui a cirurgia vai acontecer córnea, que é a parte da frente do olho. O Excimer Laser tem que ser aplicado em uma camada da córnea chamada Estroma, e o que diferencia o LASIK do PRK é a forma como acessamos o Estroma. Enquando o PRK faz o procedimento de forma manual, o LASIK faz um corte superficial na cornea, formando um flap, que será devolvido a seu lugar original após o uso do Excimer Laser.

Essa forma de acesso ao Estroma muda a recuperação do paciente: enquanto no PRK, feito de forma manual, temos que esperar toda a parte que retiramos da córnea crescer novamente, tornando a recuperação um pouco mais lenta (1 a 2 semanas, dependendo do grau) o LASIK temos o resultado completo em apenas 1 dia.

Na Clínica Spot, o pré operatório é rápido e realizado no próprio dia da consulta, com realização de consulta completa com refração, biomicroscopia, fundo de olho e exames específicos de cirurgia refrativa, como o PENTACAM e o CORVIS.

A cirurgia é indolor, dura em torno de 20 minutos, não necessita de jejum e o paciente chega e vai embora para casa no mesmo dia, sem necessitar de internação hospitalar.

Tanto o LASIK quanto o PRK não são indicados para todos os casos, dependendo tanto do resultado dos exames, quanto de alguns detalhes sobre a vida do paciente, como sua profissão, hobbies e atividades físicas

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
On Key

Mais postagens