Descobri que tenho ceratocone O que fazer?

O ceratocone é uma doença ocular que afeta a curvatura da córnea, dando a ela um formato de cone. Seus principais sintomas são: o embaçamento, distorção da visão e sensibilidade à luz.

Os primeiros sintomas dessa patologia aparecem na adolescência e muitas vezes, podem ser confundidos com o astigmatismo.

Mas após a descoberta da doença, o que fazer? Infelizmente não existe cura para o ceratocone, porém a qualidade de vida do paciente pode melhorar com o tratamento correto.

Tratamentos para Ceratocone

Lentes de Contato ou óculos

Nos primeiros estágios, a doença pode ser tratada pelo simples uso de óculos ou com lentes de contato. A lente pode ser semi-rígida ou rígida de acordo com o estágio ou adaptação do paciente. Caso o estágio seja mais avançado, as lentes intraoculares fácicas podem resolver um caso de miopia muito forte, conseguindo corrigir até 20 graus. Dessa forma, a pessoa poderia ter uma boa visão mesmo à distância.

Crosslinking

Consiste na ligação de colágeno de córnea com a riboflavina. É feita a remoção do epitélio (camada mais externa do tecido corneano) da região central da córnea, de forma a expor a superfície para aplicação de uma solução de riboflavina, que nada mais é que a vitamina B2. O resultado deste processo é a criação de mais ligações covalentesno estroma o que aumenta a resistência mecânica da córnea. Com isso, há menor chance de progressão do ceratocone.

Implante de Anel Corneano

Uma alternativa cirúrgica para o transplante de córnea é o implante de segmentos de anel corneano (anel intra-estromal). Uma pequena incisão é feita na periferia da córnea e dois arcos de polimetil metacrilato são introduzidos deslizando os segmentos entre as camadas do estroma em cada lado da pupila antes que a incisão seja fechada. Os segmentos empurram a curvatura da córnea para fora, aplanando o ápice do ceratocone e retornando-o a um formato mais natural. O procedimento, realizado em uma base ambulatorial com anestesia local, oferece o benefício de ser reversível e potencialmente substituível, uma vez que não envolve a remoção de tecido ocular.

Transplante de Córnea

Nos casos de ceratocone que progredirem ao ponto onde a correção visual não pode ser mais atingida com óculos e lentes de contato, o afinamento da córnea se torna excessivo, ou cicatrizes corneanas resultantes do uso de lentes de contato tornam-se um problema frequente ou exista a presença de leucoma (opacificação corneana) importante, o transplante de córnea se torna necessário.

Existem diversos tratamentos para o Ceratocone, mas o principal deles é fazer o acompanhamento com um médico oftalmologista que irá avaliar e indicar o melhor tratamento conforme o grau e desenvolvimento da patologia.

Aqui na Clinic Spot, contamos com profissionais altamente qualificados e especializados em Ceratocone.

Quer saber mais? Entre em contato conosco!