Sintomas do Ceratocone

Sintomas de Ceratocone

Alguns indivíduos com história familiar da doença, apresentam quadros de ceratocone subclínico sem sintomas. No entanto, quando aparecem, variam de acordo com o estágio da doença. A maior característica é a perda gradual da visão, que se torna turva e distorcida (para perto e para longe) e obriga você a aumentar frequentemente a potência das lentes dos seus óculos até que a solução seja substituí-las por lentes de contato, que podem ser de outro tipo.

Outros sintomas incluem:

Fotossensibilidade (fotofobia);
Deficiência visual noturna;
Diplopia (diplopia);
Imagens múltiplas do mesmo objeto (visão múltipla) ou a formação de halos ao redor de fontes de luz são outros sintomas da doença.

Depressão da pálpebra inferior (sinal de Munson) causada por um cone em crescimento ao olhar para baixo e perda aguda de visão devido ao vazamento de humor aquoso na córnea.

Tratamento de Ceratocone

Quando a deformação precoce da córnea não é grave, o uso de óculos é suficiente para restaurar a visão. Mas, a medida que o Ceratocone progride, os óculos precisam ser substituídos por lentes de contato, que ajudam a ajustar a superfície frontal da córnea e corrigir o astigmatismo irregular causado pela deformidade.

Um avanço importante no tratamento do Ceratocone é o cross-linking, uma intervenção destinada a fortalecer as moléculas de colágeno na córnea para evitar que ela continue a inchar. Basicamente, a técnica consiste em raspar a superfície da córnea e, em seguida, aplicar colírios a base de vitamina B2 (riboflavina), seguido de um feixe de luz ultravioleta.

O procedimento é rápido, realizado sob anestesia local, não requer internação e apresenta bons resultados na grande maioria dos casos.

Prevenção do Ceratocone

As formas de prevenir o aparecimento do Ceratocone, uma doença genética e hereditária, permanecem desconhecidas. No entanto, é possível controlar a evolução da doença em indivíduos geneticamente predispostos, corrigir hábitos de coçar os olhos, tratar atopia que pode causar coceira (por exemplo, rinite alérgica, certas alergias de pele e asma) e reavaliar a aclimatação e a higiene das lentes de contato (se aplicável).

Recomendações

Crianças e adolescentes devem consultar seu oftalmologista regularmente, principalmente se houver um caso de Ceratocone na família. O diagnóstico precoce é essencial para controlar a progressão da doença e preservar a visão.
Alguns passos simples podem ajudar a reduzir a vontade de coçar os olhos. São eles: se os olhos estiverem secos, usar colírios lubrificantes (lágrimas artificiais), aplicar compressa fria ou bolsa de gelo nos olhos, lavar as pálpebras e cílios com shampoo Ph neutro e soro fisiológico;
Se o Ceratocone for tratado adequadamente, ninguém ficará cego. A doença geralmente aparece na adolescência e progride até os 30 anos e até os 40 anos. Então, estabilize. Portanto, é importante controlar a progressão da doença para manter a qualidade visual.