Ceratocone

O que é ceratocone?

Ajudamos você a escolher o tratamento mais apropriado para ceratocone

Ceratocone é uma doença ocular progressiva que muda o formato da córnea. Na etimologia da palavra:  Do grego keras (córnea) + konos (cone). O tradicional formato redondo da córnea dá lugar a um cone saliente. A córnea é uma parte importante do olho responsável por duas coisas principais; sua curvatura facilita a focalização da luz para que você possa ver, semelhante a comoc uma câmera usa a luz para capturar fotos e protege seus olhos contra sujeira, germes prejudiciais e raios ultravioleta .

Sintomas de Ceratocone?

Agende a sua visita ao centro de diagnóstico da Spot!

Nosso Centro Diagnóstico ocular integrado conta com tecnologia de ponta, a fim de proporcionar o melhor resultado para você.

Na primeira consulta já é possível realizar os exames complementares, permitindo um diagnóstico mais assertivo.

Quais são os sintomas do ceratocone?

O ceratocone tem muitos sintomas, incluindo …

  • Visão embaçada e distorcida
  • Visão dupla com um olho fechado
  • Imagens “fantasmas”, isto é, você vai achar que vê duplo, triplo
  • Halos noturnos
  • Estrias ao ver luzes brilhantes.
  • Sensibilidade à luz e dores de cabeça frequentes.

Se você perceber algum desses sintomas, marque uma consulta para um
exame de rastreamento do ceratocone.

Como o ceratocone pode afetar minha vida?

O ceratocone afeta sua visão, o que pode prejudicar sua qualidade de vida. Os indivíduos com essa doença podem ter dificuldade para trabalhar, ler, assistir TV e até dirigir. Pode ser bem estressante diminuindo sua confiança, torná-lo incapaz de aproveitar aqueles momentos importantes da vida, reduzir sua capacidade de praticar esportes recreativos e afetar sua personalidade.

O ceratocone é muito comum?

O ceratocone é muito mais comum do que as pessoas pensam. No passado, previa-se que 1 em 2.000 pessoas a tinha, enquanto hoje esse número aumentou drasticamente para 1 em 400. E eu me dedico a ajudar as pessoas a superar essa condição.

O que causa o ceratocone?

Não há um consenso na comunidade médica sobre as causas do ceratocone. No entanto, sabemos que ele se desenvolve quando as fibras de proteína de colágeno do olho enfraquecem. Quando o colágeno do olho enfraquece, pode fazer com que a córnea perca o formato original. (Pense em seus dias em um playground, quando uma bola de borracha ficou torta com um abaulamento em um dos lados).

Uma das causas dessa fraqueza pode ser devido aos radicais livres em seus olhos. Todos os dias, suas córneas produzem subprodutos prejudiciais conhecidos como radicais livres. Os antioxidantes em seus olhos normalmente eliminam esses radicais livres, mas os indivíduos com ceratocone não produzem antioxidantes suficientes para lutar contra os radicais livres.

Conforme os níveis de colágeno diminuem, as córneas perdem sua força e começam a inchar. A cosera ocular também pode ser um fator de piora. Pode haver um componente genético também, uma vez que aqueles com KC na família são mais propensos a ter a doença.

Nossos convênios
Conheça nossas políticas de reembolso

Todo paciente tem o direito de escolher o seu médico de confiança, mesmo que ele não pertença à rede credenciada de sua seguradora de saúde.

Convênios atendidos

A pedido de nossos  pacientes que migraram para seguradoras não credenciadas à Clinic Spot, atendemos  pela forma de reembolso. Verifique com a sua seguradora os  procedimentos para utilizar o benefício.

A cirurgia LASIK ou RK pode causar ceratocone?

A cirurgia ocular LASIK ou RK pode causar a ectasia secundária ( isto é, popularmente vão falar em ceratocone, mas essa doença é de origem primária;e não desenvolvida em certos indivíduos. Como os procedimentos LASIK e RK envolvem operação na córnea, eles podem resultar em ectasia da córnea. Embora o processo de triagem para o LASIK seja mais eficiente hoje, muitos indivíduos que fizeram a cirurgia no passado podem desenvolver ceratocone.

Existem várias formas de ceratocone?

O ceratocone apresenta uma variedade de formas. Dependendo dos seus sintomas, você pode estar enfrentando uma das seguintes formas desta doença:

Forma frusta: é uma forma branda e um precursor da doença. É uma forma leve da doença que geralmente causa poucos problemas.

  • Nipple: envolve a córnea em forma de cone. Os sintomas comuns incluem visão embaçada e distorcida.
  • Cone oval: é uma versão em que a córnea se projeta em uma forma oval. A protuberância tende a ocorrer na parte externa inferior da córnea e pode fazer com que pareça estar flácida.
  • Forma pelúcida: é uma versão do KC com menor afinamento da córnea de fora para dentro.

Como o ceratocone é diagnosticado?

Não há um consenso na comunidade médica sobre as causas do ceratocone. No entanto, sabemos que ele se desenvolve quando as fibras de proteína de colágeno do olho enfraquecem. Quando o colágeno do olho enfraquece, pode fazer com que a córnea perca o formato original. (Pense em seus dias em um playground, quando uma bola de borracha ficou torta com um abaulamento em um dos lados).

Uma das causas dessa fraqueza pode ser devido aos radicais livres em seus olhos. Todos os dias, suas córneas produzem subprodutos prejudiciais conhecidos como radicais livres. Os antioxidantes em seus olhos normalmente eliminam esses radicais livres, mas os indivíduos com ceratocone não produzem antioxidantes suficientes para lutar contra os radicais livres.

Conforme os níveis de colágeno diminuem, as córneas perdem sua força e começam a inchar. A coçeira ocular também pode ser um fator de piora. Pode haver um componente genético também, uma vez que aqueles com KC na família são mais propensos a ter a doença.

Como você mede a classificação do ceratocone?

A classificação do ceratocone pode ser determinada o quão íngremes são seus cones, quão finas são suas córneas e sua forma.

Como posso tratar meu ceratocone?

Dependendo do tipo de ceratocone que você tem, trataríamos seu ceratocone
com um dos seguintes tratamento clínicos :

  • Óculos padrão, apenas com as formas mais suaves de KC
  • Lentes gelatinosas padrãoLentes macias personalizadas (tóricas mesmo)
  • Lentes rígidas (RGP) pequeno (rígido permeável a gás) feito especialmente para ceratocone
  • Grande RGP (ou lentes “esclerais”)

Qual é o melhor tratamento para ceratocone?

Cada olho é diferente, não existe o único “melhor” tratamento para ceratocone. Mas eu tenho visto os maiores sucessos com casos leves, com boa visão e progressão bem documentada a realização de crosslinking. Em situações moderadas, o implante de anel corneano possibilitou um incrível remodelamento com interessante recuperação da visão. Em casos graves de ceratocone, o transplante de córnea tem apresentado excelente resultado. Contudo, existem associações: Anel e lente fácica, Transplante de anel, e até lentes de contato  esclerais. Passo a maior parte da minha carreira desenvolvendo soluções eficazes para pacientes com ceratocone.

Como posso impedir que o meu ceratocone fique pior?

Como a maioria das doenças, a detecção precoce é crucial quando se trata de ceratocone. Se o ceratocone estiver progredindo pode ser necessário receber o tratamento de Crosslinking para interromper a progressão. Estudos demonstraram que é eficaz em 98% dos casos.

O ceratocone sempre progride?

Ceratocone é uma doença ocular progressiva que pode piorar com a idade. Sua progressão pode ser interrompida usando o procedimento CXL (ligação cruzada da córnea). Se você tem ceratocone, é altamente recomendável monitorá-lo para acompanhar sua progressão visitando um especialista em ceratocone regularmente.

O ceratocone nem sempre afeta os dois olhos igualmente. Alguns pacientes podem apresentar sintomas mais fortes em um olho. Embora a reticulação da córnea possa interromper o ceratocone, nem sempre é necessário que esse procedimento seja executado em ambos os olhos. Nos casos em que um único olho é mais afetado, a reticulação da córnea pode ser realizada no olho afetado enquanto o outro é monitorado ao longo do tempo.

O ceratocone causa dor nos olhos?

Ceratocone nem sempre causa dor nos olhos. No entanto, seus sintomas podem causar desconforto e outros problemas. Os sintomas mais comuns do ceratocone incluem astigmatismo, degradação da qualidade da visão e afinamento, protuberância ou arredondamento da córnea. Alguns indivíduos podem apresentar cicatrizes na córnea e se tornarem incapazes de usar lentes de contato. Esses indivíduos podem precisar de um transplante de córnea para corrigir esse problema. Se você tiver ceratocone e sentir dor repentina nos olhos, deve consultar o seu  especialista em ceratocone imediatamente.

O ceratocone pode desaparecer por conta própria?

O ceratocone é uma doença ocular que persiste por toda a vida. Em casos graves, um transplante de córnea pode ser necessário, mas isso não elimina o ceratocone. Indivíduos com ceratacone menos severos podem reduzir seus efeitos usando lentes de contato especializadas (duras, piggyback, híbridas ou esclerais). As lentes esclerais são um tipo exclusivo de lente de contato que fica na parte branca do olho (a esclera) e não na córnea.

O que eu faço se achar que tenho ceratocone?

Se você acha que tem ceratocone, marque uma consulta com o Dr. Pablo Rodrigues para um exame de triagem de ceratocone. Ligue para nosso escritório em 11 984-111-108 ou 11 3585-4153.

Dr. Pablo Rodrigues

CRM – 121.552 / RQE - 49069

Especialidade – Córnea, lente de contato, catarata e cirurgia refrativa.

Agende a sua visita ao centro de diagnóstico da Spot!

Nosso Centro Diagnóstico ocular integrado conta com tecnologia de ponta, a fim de proporcionar o melhor resultado para você. Na primeira consulta já é possível realizar os exames complementares, permitindo um diagnóstico mais assertivo.